Olá pessoal!!Nesse 2º bimestre trabalhei lua, mas não como eixo central, mas sua influência nos seres vivos.Gostei de como as aulas foram caminhando e percebi o grande interesse dos alunos nesse assunto.Os resultados estão sendo bem positivos. Aulas mais demoradas, mas tá valendo o trabalhão e a bagunça que aquela galerinha faz na hora das atividades.
Vou postar muitas aulas, mas vou começar com essa de ciências, que na realidade deveria ter dado no 1º bimestre, mas houve alguns contratempos e ficou pra início desse.
Ciências
Os seres vivos são formados por células
Explicação oral
Uma das primeiras generalizações feitas no estudo dos seres vivos diz que: “todos os seres vivos são constituídos por células”. Este enunciado constitui a chamada Teoria Celular.
A célula é o elemento fundamental que forma o organismo dos seres vivos. Em geral a célula é tão pequena que só pode ser vista ao microscópio. Uma das exceções que se tem, em relação ao tamanho, é um ovo, sua gema constitui uma única célula macroscópica.
Mas o que é ela?
É uma unidade básica que forma vida.
Mostrar imagens de células animais e vegetais. Para uma melhor compreensão usar a laranja. Cada alvéolo é uma célula macroscópica, maioria é microscópica.
Organizei os alunos em pequenos grupos para explicar explorando a laranja, casca, gomos e por último puderam observar com uma lupa os alvéolos.
Finalizei com uma explicação fazendo comparação com a célula e o alvéolos.Mostrei várias fotos de células e os alunos desenharam alguma que chamou mais atenção.
Não quis utilizar o microscópio.Não achei necessário, pelo menos por enquanto, para poder explicar.Falei também das pecinhas de montar que formam uma coisa maior, ou seja, as partes menores juntas formam o todo.
Vale a pena também levar os jogos de montar na sala de aula.Assim, os alunos podem perceber melhor essa questão de peças menores formando algo maior.Eu não levei, pois foi bem demorado e acabou a aula.Acho que 4 horas é bastante tempo.
Bjs povo
Finalizei com uma explicação fazendo comparação com a célula e o alvéolos.Mostrei várias fotos de células e os alunos desenharam alguma que chamou mais atenção.
Não quis utilizar o microscópio.Não achei necessário, pelo menos por enquanto, para poder explicar.Falei também das pecinhas de montar que formam uma coisa maior, ou seja, as partes menores juntas formam o todo.
Vale a pena também levar os jogos de montar na sala de aula.Assim, os alunos podem perceber melhor essa questão de peças menores formando algo maior.Eu não levei, pois foi bem demorado e acabou a aula.Acho que 4 horas é bastante tempo.
Bjs povo
Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial em dois idiomas (português e inglês), para atrair visitantes nacionais e internacionais, nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar até 6 links por dia com liberação imediata além de widget customizados para seu site/blog.
ResponderExcluir