Poxa, sei que estou atrasada com essa aula é que meio difícil planejar e postar.Também estou atrasada com meus estágios, e cada vez que mexo com minha monografia parece que tá tudo errado e mudo tudinho.
Tô pirando.
Essa aula demorei duas semanas pra aplicar direitinho.E foi muito trabalhosa.
Queria trabalhar carnaval, mas sem ficar na mesmice.É que 2º ano deve ser mais puxadinho.As crianças devem usar mais os neurônios.
Então lá vai.Tá me dando uma dúvida se já não postei essa aula.São os meus neurônios que estão mortinhos,isso sim!hehe
Língua portuguesa
Colocar a música carnavalesca máscara negra para apreciação .Logo após, realizar a leitura apontada da letra que será transcrita no quadro ou em cartaz e exposta na sala.
MÁSCARA NEGRA
(Zé Keti-Pereira Mattos, 1966)
Quanto riso oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando
Pelo amor da colombina
No meio da multidão
Foi bom te ver outra vez
Está fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou e te beijou meu amor
Na mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval
Interpretaçao oral da letra da música
- · Qual o ambiente que se encontra os personagens da música?
- · O que está acontecendo com o arlequim?
- · Qual a forma que o pierro quer matar a saudade?
- · Em que festividade o pierro encontra máscara negra?
Interpretaçao com registro.
1.Procure na letra da música e transcreva, quais são os personagens que estão no salão.
2-Qual será o motivo do choro do Arlequim?
3-quando foi a última vez que o pierro viu máscara negra?Circule de amarelo a resposta na letra.
4-Um personagem esconde o rosto?De que forma?
5-Ilustre o entendimento da música máscara negra.
Análise linguística
Realizar a análise juntamente com os alunos.
1. Pinte de verde e registre o nome da música.
2. Escreva o nome do autor da música.
3. Observe a palavra multidão.a letra l está sozinha e tem som da vogal u.encontre outros casos.
4. Circule de azul as palavras que possuem ão e registre-as.
5. Pinte de rosa os espaços entre as palavras.
6. Encontre no segundo verso a maior palavra.
Quantas letras?_______________
Quantas sílabas?______________
7. Procure na música palavras com:
4 letras= sílabas
5 letras= sílabas
8 letras= sílabas
8. Troque a letra v por t,s,l da palavra abaixo e leia.
VER ___ER ____ER ___ ER
Utilizar o alfabeto móvel ou livro de letras para melhor fixação.
9. Complete o acróstico.
A________
R________
L________
E________
Q_______
U________
I________
M_______
10. COPIE DO TEXTO PALAVRAS COM AS SÍLABAS
PE___________PI_____________CA__________CO________SA______________RI___
11. JUNTE AS LETRAS E FORME NOVAS PALAVRAS.
|
TCHAUZINHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.