Olá!!Essas aulas eu dei no mês passado.Como minha turma apresenta alunos em diversos níveis de aprendizagem, demorei muito tempo para conseguir realizar as atividades.
Língua portuguesa
Iniciar a aula expondo o poema no quadro e ele terá objetivo de iniciar a revisão do alfabeto, vogais, consoantes e sílabas.
CONHEÇO CINCO LETRINHAS
ESTUDÁ-LAS NUNCA É DEMAIS
SÃO ELAS CINCO IRMÃZINHAS
ALEGRES CHAMADAS VOGAIS
MAS HÁ UMA FAMÍLIA MAIOR
FORMADA DE LETRAS FALANTES
VOCÊ AS CONHECERÁ MELHOR
SÃO CHAMADAS DE CONSOANTES.
ESTUDÁ-LAS NUNCA É DEMAIS
SÃO ELAS CINCO IRMÃZINHAS
ALEGRES CHAMADAS VOGAIS
MAS HÁ UMA FAMÍLIA MAIOR
FORMADA DE LETRAS FALANTES
VOCÊ AS CONHECERÁ MELHOR
SÃO CHAMADAS DE CONSOANTES.
Autor desconhecido
Deixar alguns minutos para que os alunos façam tentativa de leitura. Em seguida, realizar leitura apontada no quadro destacando as letras, vogais, consoantes, sílabas e finalizar com a leitura da palavra.
Cobrarei leitura oral e individual de acordo com o nível de cada aluno:
Com os alunos mais adiantados farei leitura oral individual do texto todo.
Com outros, leitura individual de frases.
Com algumas palavras.
Alunos com maiores dificuldades, leitura das letras separando vogais e consoantes formando as sílabas, para finalizar com a palavra. Logo após, explicar aos alunos que eles realizaram a leitura de um poema.
Cada linha é chamada de verso e o conjunto deles é a estrofe. Mostrar no poema os dois (destaque no poema do quadro).
Realizar, coletivamente, a contagem do número de versos e estrofes, enumerando-os no quadro, e no texto que será entregue para cada criança.
Análise do texto com registro no caderno
Os alunos estão em adaptação, e por esse motivo entregarei a folha com as atividades digitadas e no padrão (caixa alta, espaçamento expandido, arial e com linhas para respostas) .
- Quantos versos têm no texto?
- Quantas estrofes?
- Quantos versos têm na segunda estrofe?
- Procure na segunda estrofe, o verso número 3 e encontre a maior palavra. Copie-a.
- Quantas letras têm na palavra?
Vogais________
Consoantes________
- Qual o número de sílabas?
- Pinte no poema os espaços entre as palavras.
- Observe quantas palavras tem no verso quatro da estrofe um?
- Quantas palavras têm a estrofe dois?
- Circule as palavras no poema que tem o r com som fraco. Procure e leia a palavra antes de marcar.
Interpretação oral
Ler novamente o poema para em seguida realizar os seguintes questionamentos:
- Quais são as vogais?
- Elas são em quantas no alfabeto?
Realizar a leitura do alfabeto da sala de aula e localizar as cinco vogais.
- As letras restantes, família maior, são chamadas do quê?
- Quantas elas são?
Realizar a leitura apontada para ajudar na contagem das consoantes.
- Se juntarmos uma consoante e uma vogal o que acontecerá?Formará o quê?
Solicitar que falem algumas palavras para transcrever no quadro e realizar identificação das sílabas.
- A vogal pode ser uma sílaba?Ela pode ter som sozinha e formar uma palavra?
Solicitar que os alunos pensem em algumas palavras que só apresentam vogais. Registrar no quadro.
Interpretação com registro
1.Escreva quais são as vogais.
2.Procure no texto e circule onde está escrito sua quantidade no alfabeto.
3.Registre as letras chamadas de família maior.
4.Escreva seu nome pinte de amarelo as vogais e de verde as consoantes.
5.Complete o alfabeto com as letras faltantes.
Língua portuguesa
Voltar ao poema cinco letrinhas, leitura e relembrar as atividades já realizadas, para continuar resolver outras atividades.
A)PROCURE NO TEXTO PALAVRAS COM:
6-LETRAS___________________ 4LETRAS___________________
8-LETRAS__________________ 10- LETRAS_________________
B)ENCONTRE NO POEMA UMA RIMA PARA AS PALAVRAS ABAIXO.
Para realizar essa atividade, explicar o que é a rima para relembrar. Dar exemplos e solicitar alguns para os alunos para verificar se compreenderam.
LETRINHAS______________________ DEMAIS______________________
MAIOR__________________ FALANTES___________________
C)TROQUE A LETRA S DE SÃO POR P,C,T,N,M,E TENTE LER.(USAR O ALFABETO MÓVEL)
S ÃO __Ã __ÃO __ÃO__ÃO __ÃO
D)COMPLETE O ACRÓSTICO COM PALAVRAS DO POEMA:
V____________ F___________
O____________ O_______________
G____________ R_______________
A____________ M_______________
I_____________ A_______________
S____________ D_______________
A_______________
E)COPIE DO TEXTO PALAVRAS COM AS SÍLABAS:
DE_________________
LE_________________
VO_________________
FA_________________
Espero que tenham gostado .
Thauzinho
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