Iniciar a aula contando a história de LÚCIA JÁ VOU INDO de Maria Lúcia Penteado. Utilizar o note book e visualizador do Windows para mostrar as imagens da história. Após terminar a história, fazer o reconto com auxílio dos alunos. Utilizar questionamentos para promover a participação de todos.
Oral:
Vocês conhecem o que é uma lesma?
Descrevam como ela é?
Nesse momento, se alguma criança deixar transparecer nojo ou mesmo fazer comentários que é um animal nojento lançar seguintes perguntas:
Quem tem uma lesma de estimação?
Por que não tem?
Qual a diferença de ter uma lesma com outro animal?
Deixar que os alunos falem livremente sobre suas opiniões, para somente depois falar sobre a lesma.Utilizar um trecho do texto Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol?da revista on line MUNDO ESTRANHO para explicar sobre a parte da anatomia do animal(http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_303015.shtml).
No momento de falar sobre os tentáculos deixar um desenho fixado no quadro ou utilizar fotos de lesmas.
Texto
BELEZA INTERIOR
O CORPO DAS LESMAS TERRESTRES TEM TRÊS PARTES PRINCIPAIS: CABEÇA, PÉ E MASSA VISCERAL, QUE É RECOBERTA POR UMA ESPÉCIE DE PELE, O MANTO. DA CABEÇA SAEM QUATRO TENTÁCULOS, TODOS RETRÁTEIS: DOIS SÃO A BASE DOS OLHOS E DOIS SÃO USADOS PARA O TATO E O OLFATO.
O CORPO DAS LESMAS TERRESTRES TEM TRÊS PARTES PRINCIPAIS: CABEÇA, PÉ E MASSA VISCERAL, QUE É RECOBERTA POR UMA ESPÉCIE DE PELE, O MANTO. DA CABEÇA SAEM QUATRO TENTÁCULOS, TODOS RETRÁTEIS: DOIS SÃO A BASE DOS OLHOS E DOIS SÃO USADOS PARA O TATO E O OLFATO.
Nós seres humanos usamos quais partes do corpo para esses sentidos: tato e olfato?
O que é o sentido tato?Para que utilizamos?
Não dar a resposta caso não saibam. Deixar que o alunos reflitam por alguns momentos ou dar pistas para cheguem até ela.
Para fixar o conteúdo, entregar uma folha com atividades de interpretação do conteúdo explicado, parte científica.Realizar a leitura das atividades ,esplicar e deixar que tentem realizar individualmente.
Entregar o texto da lesma para colocar no caderno de leitura.
Atividade
1-AS LESMAS TEM QUANTOS TENTÁCULOS?_______
2-PINTE ESSA QUANTIDADE.
3-PARA QUE SERVEM______________________________________
4-NÓS ,SERES HUMANOS, USAMOS QUAL PARTE DO CORPO PARA PERCEBER AS COISAS?
( )NARIZ ( ) OLHOS ( )BOCA ( )MÃOS
5-OS TENTÁTULOS SÃO RETRÁTEIS. VOCÊ SABE O QUE ISSO SIGNIFICA?
6-DESENHE AS SUAS MÃOS ABAIXO:
QUANTOS DEDOS VOCÊ TEM?_______________
QUANTAS MÃOS?__________________________
Modelagem de uma lesma com massinha.
As lesmas ficaram lindinhas!
Essa aula precisou de dois dias para ser finalizada.Meus alunos que apresentam dificuldades não conseguiram fazer todas as atividades.
tchauzinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.