Ciências/língua
portuguesa
Iniciar a aula
colocando a música –jingles- pipoca na panela
Artista: Jingles
Música: Pipoca com Guaraná
PIPOCA NA
PANELA
D
COMEÇA A
ARREBENTAR
E
PIPOCA COM SAL
D
QUE SEDE QUE DÁ
G D
PIPOCA E
GUARANÁ QUE PROGRAMA LEGAL
G
SÓ EU E VOCÊ
E
QUE SEDE NO AR
D
EU QUERO VER
PIPOCA PULAR
E
PIPOCA COM
GUARANÁ
D
EU QUERO VER
PIPOCA PULAR
E
PIPOCA COM
GUARANÁ
G D
EU QUERO VER
PIPOCA PULAR, PULAR
G E D A
SOY LOCA POR
PIPOCA E GUARANÁ, AHHH GUARANÁ!!
Fazer alguns
questionamentos(somente oral):
- Sobre o que fala a música?
- Ela é uma música que passa na rádio?
- Para que ela serve?
- Falar sobre propaganda visual, vídeos e jingles.
- Ela é propaganda do que?
Solicitar para que os
alunos ouçam novamente a música, mas tentando usar os sentidos.
Orientar oralmente:
- Como sabemos que uma pipoca está estourando na panela?
- Quais os sentidos usados? Paladar e audição.
- O cheiro é bom?
- Quando demora muito pra desligar depois de estourada as pipocas o que acontece?
- Como sabemos?
- O cheiro de pipoca queimada é bom?
- Que cor tem a pipoca no poema?
- É dessa cor mesmo?
- Qual sentido usado pra ver isso?
- Na hora de comer usamos qual sentido pra saber se a pipoca está quente?
Momento delícia da aula.
Perguntar para os alunos quem tem uma pipoqueira elétrica em casa.
Estourar pipocas na pipoqueira elétrica
.
Durante o processo chamar atenção para os alunos usarem seus sentidos.Usar o
sentido do paladar para comer as pipocas.
Depois questionar como a
pipoqueira estoura e o que foi usado. Depois de contar a resposta certa cada
aluno irá registrar no seu caderno.
- Como a pipoca estoura na pipoqueira elétrica?
- Qual sentido você usou para perceber isso?
Registro no caderno
Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano - tato,
gustação ou paladar, olfato, audição e visão - constituem um conjunto de
funções que propicia o seu relacionamento com o ambiente. Por meio dos
sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com
as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência e a integração com o
ambiente.
Realizar atividades de fixação dos nomes dos sentidos.Fazer uma cruzada no quadro e individualmente no caderno de cada aluno.
Foi bem legal ver a carinha das crianças observando as pipocas estourando.Foi bem divertido.Agradeço minha mãe querida que emprestou a pipoqueira.
beijocas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.