sexta-feira, 13 de maio de 2011

Oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu voltei.Que tal uma aulinha de ciências?



Voltei, mas ainda estou me recuperando de tanto nervosismo dessas últimas semanas.Além de ter que entregar monografia , projetos, trabalhos da faculdade  tive que fazer 27 relatórios descritivos dos meus alunos.Agora estou um pouco mais leve, tirando essa maldita sinusite que tá acabando com minha disposição.Estou com todo planejamento meio atrasado e todo bagunçado.Dá uma tristeza de olhar.
Nossa !!!Faz tempo que não posto aulas.
Mas vou me redimir e mandar muuuuuuuuuuuuuuuita aulas.


Ciências

Universo - A Terra na imensidão

     A Terra não está sozinha no Universo. De qualquer parte da superfície terrestre, numa noite sem nuvens, é possível ver uma infinidade de pontos brilhantes no céu. 

 Estes pontos luminosos são chamados de astros e podem ser classificados em: astros luminosos e astros iluminados  . 
 Os astros luminosos  são os astros que possuem luz própria. Os astros luminosos são as  estrelas.
 Os astros iluminados são os astros que não possuem luz própria. Eles são iluminados pelas  estrelas e refletem a luz  que recebem, por isso podem ser vistos. Os principais astros iluminados  são: os planetas e os satélites.

Explicar a diferença e passar no quadro as definições abaixo para registro no caderno.

Astros
 Os pontos luminosos no céu são chamados de astros e podem ser: astros luminosos e astros iluminados  . 

ESTRELAS 

 As estrelas são    astros  que possuem luz própria. O sol  é a  estrela mais  importante  para os  seres vivos, pois  sem a luz  e calor  do Sol  não existiria vida.

Solicitar que desenhem como acham que é uma estrela.

PLANETAS
 Os planetas são  astros  que não possuem luz própria.  Eles giram em torno de uma estrela são  iluminados por ela.

 A Terra é um planeta que  gira  em  volta da  estrela  Sol. 

Solicitar que desenhem como acham que é um planeta.
Depois da realização dos desenhos, mostrar imagens dos planetas e estrelas.


Finalizar com uma pequena produção de texto individual para verificação de conteúdo.

Os alunos que não conseguirem registrar farão através de desenho e oral. 


Foi uma aula bem simples, não fiz nada de especial.


Um comentário:

  1. Olá amiga querida!
    Desculpa a minha ausência nos ultimos dias... Estive adoentada e com uma semana com muito trabalho...
    Ontem estava com imensas saudades de fazer coisinhas no PSP e fiz um novo template! E claro, novos mimos a condizer;)

    Ofereço com maior carinho o meu novo award, link, mascote e selinho de seguidor:)
    Saudades suas, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.