domingo, 29 de maio de 2011

Matemática:como surgiram os números?


Uma aulinha de matemática pra quebrar o jejum de postagens de aulas.Não fiquem zangados é que o blog é uma mistura de tudo que gosto e desgosto também.


Matemática

Iniciar a aula contando com surgiu os números. Para isso questionar os alunos da seguinte forma.

Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre: 

1. O modo como surgiram os números? 
2. Como foram as primeiras formas de contagem? 
3. Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram? 

Depois dos questionamentos relembrar, pois ano passado já foi estudado,a história do número. 
Usar o texto como referencia para explicação .

O Início do processo de contagem 

Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. 
O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário. 
No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco. 
No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra. A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.

Após as explicações, realizar a atividade com números de 0 ao 40 que nós conhecemos hoje.
Antes falar que os números têm famílias, assim como as famílias silábicas.
Registrar as famílias dos números.

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10









20









30









40










Para dar a continuidade ao conteúdo, entregar a atividade abaixo sobre sequência até o número 50. 

Solicitar que os alunos retirem 10 tampinhas da caixa para resolver a atividade seguinte.

Escrever por extenso os números encontrados nas subtrações e seus vizinhos.

Descubra qual o número que está faltando:

0

2
3


6


9


12

14


17


20


23


26


29



Tanto o texto sobre a história do número quanto as imagens foram retiradas da internet.As atividades foi de um livro escaneado por isso não tenho a fonte e o texto fiz um resumo de algumas histórias que pesquisei e organizei dessa forma.



 É isso aí pessoal!!
Tô sendo sarcástica.Odeio domingo.


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