segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aula sobre as regras e continuidade dos nomes dos alunos

Aproveito para postar a aula que darei amanhã. Ela é uma breve sondagem para saber como está o conhecimento do alfabeto dos alunos desse ano.Fico preocupada que sei que é massante para alguns que estão bem adiantados.Fica um alerta para todos os meus colegas essa sondagem não pode ser só para observar alunos que têm dificuldades, os  mais adiantados também precisam de uma atenção especial e atividades diferenciadas.Muitos não se preocupam com esses alunos porque já sabem, mas se não receberem atividades que estimulem podem perder o interesse pelas aulas.O resultado pode ser um futuro aluno com dificuldades na aprendizagem, pois pode confiar que sabe tudo e parar de estudar.Ou um aluno com muitas faltas, afinal porque vai à escola se já sabe tudo.


Nessa terça, darei uma aula sobre as regras da sala de aula e lingua portuguesa.Basicamente será a aula de hoje dos nomes, mas com registro no caderno.


História

Regras da sala de aula

Realizar a seguinte dinâmica para trabalhar uma regra.

DA CONFUSÃO À ORDEM
Esta dinâmica tem como objetivo que a criança perceba a necessidade da organização para realização das atividades. Em seguida, partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Organizar as crianças em duplas, solicitar que cantem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. Eles perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
Levantar com os alunos outras situações vividas onde a organização é essencial.
Realizar o registro no quadro dessas regras necessárias na sala de aula. Solicitar ajuda para registrar as palavras no quadro. Os alunos deverão dizer as sílabas que correspondem as palavras.
As regras serão registradas no caderno do aluno seguido do desenho ilustrativo.

Língua portuguesa
Continuação das atividades utilizando os nomes da dinâmica do dia anterior.
Solicitar que os alunos peguem o papel com o nome que retirou do balão.
Expor no quadro um papel com o alfabeto.
Em seguida, pedir para que os alunos observem a letra inicial do nome e o encontre no alfabeto, colando abaixo.
Logo após, entregar uma folha para cada aluno para realizar o Bingo do Nome.
Cada um escreve seu nome em uma cartela de papel. A professora sorteia as letras e os alunos identificam, pintando as que estão em seus nomes. Quem completar ganha uma bala ou lápis. Prosseguir até que todos completem suas cartelas.
Colar o nome no caderno.

Usando o próprio nome do aluno, realizar a seguinte atividade no caderno:

OBSERVE SEU NOME E REGISTRE:
1-A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME.
2- NÚMEROS DE LETRAS
 3- ÚTLIMA LETRA
4- NÚMEROS DE SÍLABAS
5-OUTRA PALAVRA QUE COMEÇA COM A MESMA LETRA.



Amanhã posto o resultado. Essa aula pode ser acrescentado mais coisas,mas preferi pegar um pouco mais leve devido aos novos alunos.
Pode comentar suas opiniões e sugestões.
A atividade DA CONFUSÃO À ORDEM tirei do blog Projetos pedagogicos dinamicos  

 Tchauzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.