Oi pessoal!!
Sei que mereço muitos puxões de orelha por ter deixado o meu blog abandonado, mas são tantas coisas para se fazer que baixa um quati, e não sai nada.
Minha turma desse ano é fogo na roupa, a falta de professores está sobrecarregando de tarefas em casa aff!!Também tenho a pós-graduação e agora os encontros do Pacto de alfabetização.Imaginem como a coisa tá pegando kkkkk Quem está participando poderia comentar como está sendo os encontros na sua cidade.E não esquecendo que a Katara está doentinha e bem xaropinha rsrsrs.
Pra ninguém ficar pensando que abandonei o blog vai uma aula de geografia. Agora no primeiro bimestre um dos conteúdo de geografia é casa.Eu não sabia bem como abordar já que estou com certas dificuldades de fazer turma parar, sentar e principalmente ter noção que está dentro da sala de aula e que devem prestar atenção . É... um dos grandes desafios que nós professores enfrentamos hoje em dia é fazer a turma prestar atenção, afinal como ensinar quem não quer aprender??Ando de cabelo em pé, mas já tive dias de vitória.
Então, vamos lá!.Pra abordar o tema contei a história do O caracol viajante de Sonia Junqueira pra dar um tcharãn!!
O CARACOL VIAJANTE
Rodolfo é
um caracol.
Ele adora
viajar.
Rodolfo
anda devagar.
Ele não
tem pressa de chegar.
Rodolfo
leva a casa nas costas.
A barriga
no chão.
A cabeça
no ar
Rodolfo
vive sempre satisfeito. Ele não tem aluguel para pagar.
Passa
areia, passa terra.
Rodolfo
anda sem parar.
Rodolfo
sobe morro. Rodolfo desce serra.
Ele não
vê o tempo passar.
Vem a
chuva.
Vem a
enchente.
Rodolfo
resolve esperar.
Passa
folha. Passa pedra.
Passa
galho sem parar.
E o
caracol Rodolfo espera tudo acabar.
Ele vê
muita coisa.
A
paisagem é sempre boa de olhar.
Rodolfo
fica amigo dos bichinhos.
Ele gosta
de conversar.
Vaga-lume,
sapo, mosca é gente boa de brincar.
E Rodolfo
vai andando.
Vai
andando até cansar.
E quando
isso acontece,
Rodolfo
não se aborrece,
Já é hora
de parar.
Rodolfo
limpa um terreno caladinho.
Põe a
casa em um cantinho.
Qualquer
lugar é o seu lar.
Não
perturbar.
Realizar a interpretação oral da
história utilizando seguintes questionamentos para orientar:
·
Por que Rodolfo é um viajante?
·
Por que anda devagar?
·
Alguém pode, realmente, levar a casa nas
costas?
·
O que, então, tem Rodolfo nas costas?
·
Por que chamamos de casa?
·
Rodolfo não tem aluguel para pagar. Por quê?
·
Por onde ele andou?
·
Ele parou a sua
viagem por quais motivos?
·
Com que bichinhos fez amizade?
·
Rodolfo se preocupa em achar um lugar para
morar?
Logo após
distribuir massinhas para os alunos modelarem um caracol. Depois, no caderno,
desenharão Rodolfo e sua casinha, e também a sua própria casa.
Aulinha bem básica pra dar início ao conteúdo.Se eu não sumir novamente posto as outras aulas.Eu volto, prometo!!E pra quem não é dá educação logo tem post com outros assuntos.
Tchauzinho!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.