domingo, 8 de janeiro de 2012

Políticos ironizam a crueldade com animais

"Existe a violência passiva (negligência) e a ativa (crueldade). No Brasil, temos muito mais casos de negligência. O problema da tortura é que a pessoa que violenta um animal é um violentador em potencial, e em algum momento ele vai acabar agredindo pessoas vulneráveis, como crianças e idosos"
Rosângela Ribeiro 
Gerente de Programas Veterinários da ONG WSPA



Ao ler essa notícia no TERRA Punição a agressores de animais é tratada com ironia na Câmara fiquei muito revoltada.Por que certas coisas são tratadas com tanto descaso nesse país chamado Brasil ?E não é só em relação aos direitos dos animais,é tudo!! Precisamos de uma reforma nas leis e ainda mais de políticos que possuam serenidade, humildade, decência e respeito com a vida de todos os seres vivos!Não existe ser que seja superior, precisamos de todos para poder viver.Fazemos parte de um todo!

Câmara possui 30 projetos sobre o tema tramitando, mas nenhum que realmente puna os agressores.Mudança!!
O objetivo é criar um estatuto como o da criança e do idoso.Para isso está sendo feito um levantamento dos problemas de cada região e criar o estatuto.

Segundo o deputado Ricardo Izar (PSD-SP) 
"Para os outros deputados, a questão é tratada em segundo plano, mesmo sendo um assunto de saúde humana e pública. Escutei ironias e piadas diversas vezes... É preciso regulamentar tudo para deixar claro as obrigações, o que não acontece hoje no Brasil".

O Decreto Nº 24.645/34 prevê pena para todo aquele que incorrer em seu artigo 3º, item V, “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária”.Leiam toda lei aqui
A legislação prevê detenção de três meses a um ano, com pagamento de multa. A prisão praticamente não utilizada pela Justiça e a pena quase sempre, é revertida em pagamento de multa ou serviço comunitário. Então, os agressores sabem que podem praticar crueldade e sairão ilesos. 
Em Curitiba, os vereadores  aprovaram os dois projetos de lei enviados pela Prefeitura que estabelecem sanções contra maus-tratos a animais e a regulamentação do comércio de animais domésticos.  Também estipulam procedimentos de posse responsável, controle populacional e respeito aos animais de estimação ou domésticos. Os projetos preveem penalidades àqueles que causarem prejuízos à população animal. Para entrar em vigor, os projetos seguem para sanção do prefeito.

Legislação em outros lugares

Na Flórida, nao é permitido que os cachorros fiquem acorrentados por mais do que uma hora entre 9 da manhã e 5 da tarde. Filhotes, com menos de 6 meses de idade, não podem ser acorrentados e cães não podem ficar presos perto dos outros, para evitar que se enrosquem. E ,enquanto eles tiverem presos devem estar acompanhados por alguém e a corrente deve ter no mínimo 3 metros de comprimento.
Quem violar a lei pagará multa de 50 a 250 dólares por dia.
Fonte:  ANDA
Nos estados Unidos maltratar animais pode levar o agressor à prisão! Em Washington, Juan Daniels de 26 anos, foi condenado em 2007 a nove anos de prisão por ter queimado e batido em Louis Vuitton, um pitbull de 7 anos.

Na Espanha maltratar um animal doméstico, mesmo sem o agravante da crueldade, é considerado como delito punível entre três meses e um ano de prisão.Já o abandono,  15 dias a dois meses de prisão .Deixar “animais ferozes ou feridos” soltos ou em “condições de prejudicar” o próximo serão punidas com de 1 a 2 meses de prisão.
Fonte: JP

Alguns casos

Apesar de todo tratamento, Lobo, o rottweiler preso no carro e arrastado, ficou internado por 14 dias, sob os cuidados da ONG Vira Lata Vira Vida, mas não resistiu e morreu no dia 16 de novembro.


O cachorrinho encontrado e resgatado depois 24 horas com cortes no pescoço foi adotado pela bancaria Thatiana Rodrigues Galvão .
Maya, vítima de rojão  jogado por vizinhos dentro de seu canil, perdeu o olho esquerdo e a audição do ouvido direito.

Cãozinho enterrado vivo sobrevive. O animal só sobreviveu por causa de um vizinho, que interviu e desenterrou o filhote. 
Na clínica veterinária foi constatado que ele sofria de maus tratos e estava desnutrido. Ele corre risco de ficar cego. O dono não foi preso.


O  cachorro agredido por seu dono com golpes de facão foi adotado pelos veterinários da empresa e passou por uma cirurgia no dia 12 de dezembro.Não consegui encontrar mais noticias de como ele está agora. Ele recebeu o nome de Campeão.

Fotos e noticias pesquisados no TERRA , Direitos dos animais e meio ambiente ,  Paraiba.com.br

Fico deprimida ao fazer uma pesquisa e ver tanta crueldade.São muitos casos que não tiveram finais felizes, então chega. 
Muito importante ao ver  maus tratos é denunciar!!
No site SRZD tem um ótimo roteiro para denuncia de maus tratos.

Tchauzinho!


15 comentários:

  1. Olá!!!Adorei seu cantinho!!! Mt legal, parabéns!!! Adoraria receber sua visitinha! Tá rolando um super sorteio de férias por lá, te convido a participar!!! Corre q ainda dá tempo!!! Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que estarei passando por lá!Obrigada pela vista.bjs

      Excluir
  2. Desculpe pelo anônimo...preguiça...rs, meu nome é Mary. Esses deputados asquerosos não se importam nem com o ser humano porque se importariam com os animais!? Corja de vagabundos, desculpe mas essa é a verdade, bando de sem vergonhas que estão lá so para pegar o gordo salário. Raro são os que de fato fazem algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é mais triste Mary é conhecer pessoas boas que entraram no mundo do poder politíco, se deixaram corromper e estão igualzinhos ao restante corruptos.Abraços.

      Excluir
  3. Pode ter certeza de que estes políticos serão ironizados direitinho por mim na hora que pedirem votos - pena que muitos eleitores não estão nem aí para a questão dos direitos dos animais e diversas outras questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jaime, esse ano tem bajulação dos politicos pra cima da gente pra conseguir voto, é o momento de transformar nossas reclamações em ações.Abraços.

      Excluir
  4. Brasileiro é violento por natureza, só ver durante a historia, taxa de crimes em comparacao a outros lugares, etcetc...

    Se realmente punissem todos os atos violentos,contra outras pessoas, animais, meio-ambiente, não sobraria ninguem. Sad but true =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, o que não podemos fazer é ficar calados e de braços cruzados diante das situações erradas em nossos país.Só reclamar não dá em nada, mas tbm não dá pra se conformar, ficar calado e não tomar atitudes.É a não punição e o conformismo que estimula cada vez mais atitudes erradas.

      Excluir
  5. Revoltante!

    Parabéns por sua atitude em relação ao tema.


    Um crime contra animais doméstico deveria ser considerado da mesma forma que contra humanos, pois eles fazem parte da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Todas as pessoas deveriam ajudar os animais de alguma forma e não custaria nada esses politicos darem um pouco mais de atenção nesse caso.Eu peguei muito gatos e cachorros abandonados na ruas e adotei.Já tratei de animais feridos largados a sua sorte.Tento ajudar da forma que posso.Abraços.

      Excluir
  6. elisandragodois@hotmail.com14 de janeiro de 2012 às 16:05

    Quem não sabe o que é amor faz esse tipo de comentário cretino. Que pena se no nosso país isso fosse tratado com o respeito que merece, talvez não haveria tantos monstros fazendo atrocidades...que pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Elisa.Os animais não devem ser tratados de forma cruel.Muitos criticam que a preocupação deveria ser com as crianças e outras coisas erradas que acontecem por aí , porém já existe estatuto e leis basta colocá-las em práticas. No caso dos animais não existe um estatuto e as leis precisam de mudanças!Um animal não tem direito de fazer as suas escolhas,nós tomamos por eles.Nada mais justo que existam leis que os protejam de donos que fazem atrocidades, e com punições adequadas.Abraços.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. olá , adorei ter lido isso , sabe .. isso me motiva mais ainda a querer honrar o nome desse chachorrinhos *-* sério , vamos ajudar eles e tirar esses politicos do poder .

    ResponderExcluir
  9. Podemos ajudar os animais, e também colocar bons politicos no poder.

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.