quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Opa!Lá vai uma aula de ciências fresquinha-órgãos dos sentidos-tato

Iniciei o tema tato com o livro "lúcia já vou indo" falando das lesmas que utilizam os tentáculos para perceber as coisas.Só então comparei com o órgão dos sentidos de nós humanos.


Ciências

Dar continuidade ao contéudo tato,mas dando enfase ao uso dele para leitura do braile .

Oral

As pessoas cegas lêem livros impressos em um alfabeto especial chamado “braile”.Cada palavra em braile é um desenho em relevo.Pra ler,os cegos passam os dedos sobre os desenhos.Eles fazem como vocês farão na brincadeira  que será realizada nessa aula,mas cada letra é representada por pontinhos.

Braile nos remédios

Realizar a leitura do trecho do texto “Acessibilidade e segurança – Rótulos dos medicamentos terão nomes também em braile” acessado no dia 25/10 do endereço eletrônico  http://www.plugbr.net/acessibilidade-e-seguranca-rotulos-dos-medicamentos-terao-nomes-tambem-em-braile/ .


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, informou que os rótulos dos remédios  deverão trazer o nome do medicamento também em braile. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. As empresas têm prazo de 18 meses para se adequarem ao novo modelo de embalagens.
Uma tarefa tão simples para muitas pessoas como tomar um medicamento, para um deficiente visual se torna um grande problema, usar um medicamento trocado pode trazer sérias complicações para a saúde, identificar o remédio de forma que todos possam saber seu nome é fundamental, neste caso a acessibilidade não é apenas um item de inclusão ou respeito, mas também importante fator de segurança.

Mostrar uma caixa de medicamento com o nome  em braile para os alunos. 
Relembrar qual parte do corpo as lesmas utilizam para perceber as coisas e fazer comparação com a nossa parte do corpo.
As lesmas utilizam os tentáculos para ajudá-la em sua percepção. Eles transmitem informações sobre o ambiente.

Logo após as explicações e esclarecimentos de dúvidas que venham a surgir, propor o jogo do tato com as cartelas do alfabeto e números (material confeccionada em Eva e tinta de relevo). Primeiro irão conhecer o material, para então, iniciar a brincadeira da descoberta das letras e números com os olhos vendados.

Em seguida ,propor outra experiência. Dividir as filas em pequenas equipes. Cada uma receberá um saco com objeto dentro, Através do tato deverão identificar as características para preenchimento de uma ficha de descrição.

FICHA DE DESCRIÇÃO
DESENHO
O QUE É?
TEXTURA:
TAMANHO:
TEMPERATURA:
PESO:
FORMA:
ESPESSURA:
COR:
UTILIDADE:
                                   












 DESENHO DO OBJETO












 Verificar quem acertou o objeto que estava dentro do 

saco e conversar sobre como foi descobrir algo 

somente com o tato.
.
Realizar a correção da escrita de forma individual.



Para descontrair realizar a atividade de brinquedo cantado com a música MINHA MÃO É ENGRAÇADINHA.


Essa minha mão é engraçadinha
Quando faço assim, fica esticadinha.
Assim,assim, fica esticadinha
Essa minha mão é engraçadinha
Quando faço assim, fica bem durinha.
Essa minha mão é engraçadinha
Quando faço assim, ela faz pam.
Assim, assim, ela faz pam.

Essa minha mão é engraçadinha
Quando faz assim, é que eu vou embora.
Assim, assim, é que vou embora...

Autor desconhecido.

Realizar os gestos de acordo com a letra.

A atividade da descoberta do objeto é muito interessante de realizar,mas deve esclarecer a regra de não  contar para seus colegas.E também é uma forma de realizar tentativa de escrita brincando.
É claro que sempre tem aqueles que não farão nada ou colocarão letras uma seguida da outra nada ver com a palavra.Mas nada de desanimar!

No início da aula me deu uma ideia de fazer um mural de sensações,mas eu não tinha muito recurso.Lembrei que as cartas de eva eu tinha feito as letras de cola colorida(bastante cola pra ficar com relevo).Entreguei uma folha de sulfite e um tubo de cola colorida para cada criança ,e solicitei que desenhassem algo de traçado simples para passar a cola.
Não deu tempo de secar todos os desenhos até o final da aula e montar o mural no mesmo dia.Alguns não ficaram com relevo,mas valeu a experiência  de "ver os desenhos com as mãos".

Lá vai algumas fotos pra conferir a aula.
lesminha de massinha

"ver com as mãos"

sentindo e descobrindo o número

desenho para mural das sensações



ficha de descrição


aluna registrando as características do objeto






 Bom, por hoje é só pessoal.
Beijos!


2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. È disto que gosto nos blogs! Muita troca de sugestões. O meu blog linguagem e afins tem este compromisso, de divulgar. Por isto peço sua permissão para colocar esta sua aula lá no linguagem tá? Com os seus c´reditos,claro!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz com isso.Adoro ajudar minhas colegas de escola e as virtuais.Muitas me ajudaram tenho que retribuir.Fique a vontade pra levar a aula.Pode postar o link da postagem.Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.