terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sequência didática 1º ano do livro Eram 3

Olá pessoal!! Não vou fazer aquele discurso sobre meu sumiço kkk agora apareci kkkk
A sequência didática que vou postar hoje foi realizada juntamente com minhas colegas de 1ºano de outras escolas Cristiane, Josilaine, Luciane, Maria e Marina nos encontros do PNAIC.

Sequência didática
Apresentação da capa do livro Eram 3 de Guto Lins e leitura do livro. 

ü  O que observam na ilustração?
ü  O que vocês acham que conta essa história?

            Leitura do livro mostrando os desenhos.

           Interpretação oral:
ü  Quantos eram os irmãos?
ü  Quais eram os nomes dos três primeiros irmãos?
ü  O que aconteceu com cada um deles?
ü  Os segundo grupo de irmão Donilvo foi fazer o quê?
ü  O que aconteceu com Denilvo?
ü  Os últimos irmãos, quem ficou?
ü  Eram três irmãos, se um ficou quantos se foram?
ü  Quem tem três irmãos? Quais são seus nomes?

Atividades com os nomes dos irmãos Contaum, Contadois e Contaoutravez
Expor no quadro um cartaz com a seguinte parte da história para a leitura:

ERAM TRÊS IRMÃOS: CONTAUM, CONTADOIS E CONTAOUTRAVEZ. 
CONTAUM CASOU E MUDOU. CONTADOIS SUMIU, DEU NO PÉ. 
QUEM FICOU, QUEM FICOU?

ü  Montar o nome de quem ficou com alfabeto móvel.
ü  Contar números de letras, de vogais e consoantes.

Retomar seguinte parte do livro:

ERAM TRÊS IRMÃOS: INÍCIO, MEIO E FIM. INÍCIO FICOU PRA TRÁS. MEIO ACABOU DE SAIR. 
QUEM FICOU, QUEM FICOU?

  Atividade com a turma:
  • Quem senta no início da sua fila?
  • E no final?

Observem as setas no livro:
  •  Quem está no lado direito? 
  • Que irmão está do lado esquerdo?

Atividade será registrada no caderno do aluno.

NA SUA SALA:

QUEM SENTA DO SEU LADO DIREITO? E DO LADO ESQUERDO?
ESQUERDO
            VOCÊ
           DIREITO

Organizar os alunos em trios, assim como os irmãos da história. Entregar palitos ou tampinhas para realizar as próximas atividades.

Realizar o reconto da história e explorar:

ü  Quantidades: quantidades de irmãos
ü  Ideia tirar: irmãos que se vão e quanto ficou.
ü  Ideia de juntar: agrupamento dos irmãos da história (3+3+3)
ü  Comparar as quantidades dos grupos.

Ainda em trios, os alunos farão atividades de seriação, classificação e composição de novos desenhos explorando as formas geométricas dos rostos dos irmãos utilizando blocos geométricos. Retornar ao livro para observação dos personagens.

Atividades com registro no caderno.




Organizar os alunos em duplas para o jogo da velha da figura geométrica.

O tabuleiro possui uma matriz de três linhas por três colunas; Dois jogadores escolhem uma marcação, ou seja, um escolhe o círculo e o outro o triangulo; Se inicia o jogo através de par ou ímpar, e segue a sequência alternada, em uma lacuna que esteja vazia. O principal objetivo do jogo é fazer com que três triangulo ou três círculos fiquem em linha horizontal, diagonal ou vertical, simultaneamente, quando possível impedir que o adversário ganhe a próxima jogada. Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, deve riscar os três símbolos.

Finalizar a aula com a composição dos personagens poderá ser como uma máscara para que mais tarde os alunos possam dramatizar a história.



Então é isso pessoal!!
bjocas

3 comentários:

  1. Gostei!!
    Eu também faço PNAIC e adorooooo
    Cilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cilene!! Que bom que gostou!! Adoro os encontros, pois é um ótimo momento para troca de experiências.

      Excluir
  2. hahahaha... logo reconheci essa sequência didática! um abraço Tane.

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.