Hoje perdemos nosso querido humorista Chico Anysio. Ator, autor de romances, contos e peças de teatro, pintor,cantor, criador de mais de 200 personagens ele era muito mais que um humorista era uma pessoa de muitos talentos.Para homenageá-lo resolvi postar uma aula que planejei ano passado, nela utilizei uma música do Chico do disco Baiano e os novos Caetanos uma sátiras aos novos baianos.
A letra dessa música é uma critica a situação econômica em que o Brasil se encontrava na década de 70, porém de uma forma inteligente ele conseguiu enganar a censura que existia devida a ditadura e a música foi para as rádios e tv.
Minha mãe possui o disco em boa conservação, e eu sempre utilizo nas aulas de ciências quando trabalho cadeia alimentar com alunos menores, com alunos maiores pode se discutir a fundo sobre a questão social da época e como está hoje .
Cadeia alimentar
Iniciar a aula com a
pergunta:
Qual é seu alimento
preferido?
Nesse momento esclarecer que
são alimentos saudáveis, e não docinhos e salgadinhos.
Registar as respostas no
quadro e questionar as origens (animal, vegetal) de alguns.
Oral
A todo momento os seres
vivos estão se relacionando. Se tivermos a oportunidade de observar, mesmo que
seja por pouco tempo, os seres vivos que estão em um jardim ou em uma praça,
teremos mais clareza do que ocorre: um gafanhoto pousa em uma folha em busca de
alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no
gafanhoto uma opção para seu almoço... Daqui a pouco aparece um gato, que, como
você sabe, pode transformar o pássaro em sua refeição e assim se dá o ciclo da
vida....
Mostrar algumas cadeias
alimentares
Entregar a gravura para os
alunos fixarem em seus cadernos.
Registro no caderno.
Todos os seres vivos
precisam se alimentar...
Uma das principais
características dos seres vivos é a necessidade de alimento e a fonte de
alimentação da grande maioria dos seres vivos é outro ser vivo. Somente as
plantas conseguem fugir dessa regra, pois elas conseguem produzir seu próprio
alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Este
processo que a planta realiza chama-se fotossíntese.
Colocar a música dos Baianos
e novos caetanos O URUBU ESTAVA COM RAIVA DO BOI que conta a
história de um urubu faminto que não tem alimento porque outros animais não
morrem.
"Legal... me amarro nesse som, tá sabendo?O medo, a angústia, o sufoco, a neurose, a poluiçãoOs juros, o fim... nada de novo.A gente de novo só tem os sete pecados industriais.Diga Paulinho, diga...Eu vou contigo Paulinho, diga"
Urubu
tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação
O
mosquito é engolido pelo sapo
O sapo a cobra lhe devora
O sapo a cobra lhe devora
Mas
o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
Todo dia chora, todo dia chora.
Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
"O norte, a morte, a falta de sorte...
Eu tô vivo, tá sabendo?
Vivo sem norte, vivo sem sorte, eu vivo...
Eu vivo, Paulinho.
Aí a gente encontra um cabra na rua e pergunta: 'Tudo bem?'
E ele diz pá gente: 'Tudo bem!'
Não é um barato, Paulinho?
É um barato..."
Urubu
tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação
Gavião
quer engolir a socó
Socó pega o peixe e dá o fora
Socó pega o peixe e dá o fora
Mas
o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
Todo dia chora, todo dia chora
Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
"Nada a dizer... nada... ou quase nada...
O que tem é a fazer: tudo... ou quase tudo...
O homem, a obra divina...
Na rua, a obra do homem...
Cheiro de gás, o asfalto fervendo, o suor batendo
O suor batendo "
Cantar com os alunos a
música e conversar.
Realizar atividades de interpretação da letra. Logo após, solicitar que observem sobre quem se alimenta de quem na letra.
Fazer, oralmente e de forma
coletiva, a cadeia alimentar que se apresenta na música. Registrar no quadro e
solicitar que transcrevam em seus cadernos.
Como já citei pode se planejar uma aula maravilhosa sobre a crítica social inserida na música com alunos maiores.
Adeus Chico Anysio, defensor de salários dignos aos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.