quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sequência didática sobre a obra Roda Infantil de Portinari

Oêêêêêêêê

Vamô que vamô pra mais um ano letivo!!!Deu pra descansar e recarregar as baterias?Desejo que sim, e que o ano letivo de 2014 seja muito bom!! 
Hoje vou postar a sequência didática de artes sobre a obra de arte Roda Infantil de Portinari.Peguei muitas ideias na internet e adaptei a realidade das minhas crianças. 

Desenvolvimento
Sequência didática sobre obra de Cândido Portinari
Área do conhecimento: Arte, língua portuguesa, história.

Inicialmente apresentar aos alunos a obra Roda Infantil de Cândido Portinari utilizando o projetor multimídia.
Falar sobre o artista Cândido Portinari, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, etc.

      Roda Infantil, 1932. Pintura a óleo / tela, 39 X 47 cm. Pintada em Brodowski, São Paulo.

DESCRIÇÃO:
Composição nos tons terras, azuis, ocres, verdes, cinzas, rosas, vermelhos, branco e preto. Textura lisa e pinceladas marcadas. Composição representando dez crianças brincando de roda e uma observando, em descampado, vendo-se Brodowski ao fundo e céu de tons azuis acinzentados. A roda ocupa a área central da composição, é formada por cinco meninos e cinco meninas, que estão de mãos dadas. As crianças estão em posições diversas e vestem roupas variadas, algumas estão calçadas, outras descalças e as que estão de frente, têm os traços fisionômicos sugeridos. À direita da composição, fora da roda, menino de pé, de perfil para a esquerda, observando a brincadeira. Um pouco mais a frente e à direita, brinquedo sugerindo ser um animal em cima de plataforma vermelha de rodinha e mais atrás, poste de iluminação. O chão é em tons terras, mais claros na área onde brincam as crianças. Ao fundo, vê-se parte da cidade de Brodowski, tendo à esquerda uma rua com três casas e árvores. À direita do centro, do outro lado da rua, a igrejinha de Santo Antônio e, à direita, mais casas e árvores. Céu representado em tons terras acinzentados.
Biografia de Cândido Portinari:
Filho de imigrantes italianos, ele nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, interior do Estado de São Paulo. Desde cedo, embora só tenha cursado o primário, manifestou sua vocação artística. Aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928, ao participar da Exposição Geral da Escola, ganhou uma viagem para Paris, cidade onde morou por dois anos. Nesse período, a saudade se tornou sua maior fonte de inspiração, tanto que ele passou a retratar o povo brasileiro de uma maneira bastante inovadora. Em 1931, ao retornar ao Brasil, além de participar de uma fase de mudanças nos conceitos estéticos e culturais, começou a obter reconhecimento internacional. Em 1948, por motivos políticos, se autoexilou no Uruguai. Pintou cerca de cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais, entre as quais é possível encontrar muitos quadros com temática lúdica, que retrata a singeleza das brincadeiras infantis, vivenciadas por ele mesmo. Curiosamente, Cândido Portinari faleceu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação causada pelas próprias tintas que usava.

                       Realizar a leitura da obra por meio de questões:

  •          Quais personagens aparecem na imagem?
  •          Como eles estão vestidos?
  •         Em que lugar eles estão?
  •         O que fazem?
  •         Quantos são?
  •         Todos estão brincando?


Atividades com registro. Entregar uma cópia para cada aluno.
Olhe com bastante atenção para a imagem acima e responda:
1.    Qual o tema desta obra de Portinari?
(    ) comida    (   ) bonecas  (    ) brincadeira
2.    A cor dominante no quadro é:
3.    (    )azul (    )branco (    )marrom (    )verde
4.    O lugar retratado é:
5.    (    )um bairro (   ) uma loja  (   ) uma escola
6.    O que chama mais sua atenção nessa obra:
7.    (    )as crianças (   ) a igreja (   ) as casas (   )o céu  (    )o chão de terra vermelha
8.    Portinari pintou as crianças:
9.    (   )iguais a realidade       (    )diferentes da realidade
10. Há um menino fora da roda. O que ele está fazendo?
___________________________________________________
11.  Há um menino fora da roda. O que ele está fazendo?
___________________________________________________
12.Você já brincou de roda?
___________________________________________________
13.  Esta obra lhe transmite sentimento de:
14.  (    )alegria (    )tristeza (    )medo  (    )saudade ( )amor 

       Sugerir que os alunos reproduzam artisticamente por meio de recorte e colagem de bonequinhos unidos, desenho e pintura a obra de Cândido Portinari.
Expor os trabalhos dos alunos.
Após as atividades, contextualizar a obra com a realidade do aluno. Solicitar que observem elementos que indiquem a época de produção, tais como vestimentas, atividades e local. Feito isso, instigar novamente a releitura da obra:
  •              Quem seriam essas crianças? 
  •          Elas usam o mesmo tipo de roupa que vocês? Por quê? 
  •        De que época elas poderiam ser? 
  •          Vocês conhecem a brincadeira que elas realizam? Ela têm alguma semelhança com as brincadeiras atuais?

Entregar a atividade abaixo para que os alunos identifiquem as brincadeiras antigas que conhecem. Orientar os alunos que realizem a leitura dos nomes primeiramente e só depois marquem as brincadeiras.

                 Prosseguir com a conversa:
  •  Vocês brincam alguma delas na escola ou com as crianças do seus bairro?
  •   Que outras brincadeiras realizam?
  •   Os alunos irão falar e será registrado no quadro para depois transcrever cada um em  seu caderno.
  •  O local onde as crianças brincam na obra parece com o lugar onde vocês vivem?
    Realizar atividade abaixo:

ESSE É O LUGAR QUE PORTINARI MORAVA QUANDO CRIANÇA E UMA DE SUAS BRINCADEIRAS.



DESENHE O LUGAR QUE VOCÊ MORA E SUA BRINCADEIRA.
     













   Apontem as diferenças e semelhanças do bairro de Portinari e o seu.

      Atividade com registro

                              MARQUE O QUE TEM EM SEU BAIRRO:
(   )IGREJA
(   )PARQUE
(   )FÁBRICAS
(   )RUAS
(   )CALÇADA
(   )ILUMINAÇÃO
(   )MERCADO                              
(   )ESCOLA
(   )POSTO SAÚDE
(   )OFICINA
(   )LOJAS
(   )PANIFICADORA
(   )FRUTARIA
(   )SALÃO DE BELEZA











      O bairro de Portinari mudou com o passar do tempo. Pergunte para seus pais como era o bairro alguns anos atrás.

    PESQUISA
    PERGUNTE PARA SEUS PAIS OU OUTRAS PESSOAS DA FAMÍLIA.
    COMO ERA SEU BAIRRO ANTIGAMENTE?
    (ESCRITA E DESENHO)

     Propor que os alunos brinquem de roda no pátio da escola (camaleão)
     Como brincar
     Em roda, as crianças cantam os versos da canção abaixo.
     Letra de música
"Eu conheço muita gente
Que é igual o camaleão
Com a cabeça diz que sim
Com o rabinho diz que não
Remexe, camaleão
Remexe, camaleão
Mas o rabinho diz que não"
Finalizar com produção de texto sobre uma brincadeira (duas opções). Orientar os alunos na organização das palavra, segmentação ...
Para os alunos que ainda não iniciaram o processo de escrita fazer o papel de escriba.


Gostaram?Espero que sim.
Bjocas!!!Até a próxima!!



3 comentários:

  1. Excelente desenvolvimento do tema! Parabéns, prof. Rozane!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa sequência didática. Parabéns!

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.