quinta-feira, 3 de março de 2011

Quem cochicha o rabo espicha!quem se importa....


Férias... É uma coisa maravilhosa. Entretanto, se aproxima o retorno ao trabalho e começa a bater o desespero. Todas as noites, pesadelos que está indo trabalhar sem roupa, sem sapatos ou que perdeu todos os dentes são frequentes.
Até que chega o dia fatídico!
Mas na primeira semana é uma maravilha. Sorrisos, longas conversas sobre as férias, fotos das festas de final e entrada de ano. No meu caso, os pais dos alunos estão todos compreensíveis, receptíveis e é a melhor professora.
Segunda semana acaba todas as novidades e começa o vício fatal que nínguém escapa.
Você deve estar pensando: criança é assim briga e já faz as pazes.Tudo bem, mas não estou falando das crianças.
O assunto é sobre as crianças-adultas que geralmente circulam pela escola.
Todas as escolas, e outros ambientes de trabalho, padecem dessa doença e tentam curar, mas sempre fica sequelas. Não adianta tapar o sol com a peneira, como diz o ditado popular, isso é comum em qualquer ambiente que convivem várias pessoas. Meu noivo costuma falar que juntar muitas mulheres em um mesmo local dá nisso (machista né?).
Ninguém é obrigado a gostar de outras pessoas, mas deve existir tolerância e reconhecimento, apesar de não ter afinidades todos os indivíduos merecem respeito pelo seu trabalho.
Ter amizade no local de trabalho é muito bom!Tenho pessoas amigas na escola, mas quando estou trabalhando todas são minhas colegas. Não gosto de misturar, pois quando há necessidade de fazer alguma crítica, a pessoa pode levar para o pessoal, e lá se vai uma amizade.
Ainda tem o problema das panelinhas. Nós, professores, sabemos bem quais são os problemas que uma panelinha bem formada pode causar durante as aulas. Agora, imagine o estrago quando isso ocorre com a equipe responsável pelo funcionamento dessa instituição!
 Agora visualizem adultos fazendo isso.



FICOU EM CHOQUE?? Eu sempre fico cada vez que observo ou ouço algo do gênero.
Nós, adultos, deveríamos servir de exemplo, mas não é o que acontece. 
 Sei de relatos de profissionais competentes, de várias escolas e empresas, que pediram demissões e transferências devido a esse motivo. 
Hoje há tanta discussão sobre o tal do Bullying, mas ele está presente até nos ambientes que deveriam combatê-lo. Ficar de fofoca, rotulando as pessoas não leva a nada. É uma oportunidade perdida de um relacionamento que poderia ter sido legal, e acrescentado algo positivo na vida.
Então, como vamos condenar essa atitude das crianças se os adultos não são referência para isso??
Retirado do blog da Ana Géssica

Encontrei no blog netcult.como evitar e o que fazer em situações de fofoquinhas.Achei bem legal e muita coisa dá certo.É só seguir.


A fofoca está diretamente ligada à inveja, insegurança, sentimento de inferioridade e falta de equilíbrio emocional. Para criar uma fofoca é necessário tempo e energia. Então porque gastá-los com assuntos de menor importância é o mesmo que perdê-los. 


Evite:
  • Nunca fale pelas costas. Se não puder falar para as pessoas envolvidas na história, simplesmente fique quieto.
  • Não ofereça um "ombro amigo" se você não poderá ajudar.
  • Quando necessário, confronte as pessoas frente a frente, mas em particular para não se expor.
  • Ocupe-se de assuntos que contribuam para o seu desenvolvimento.
  • Cuidado ao expressar opiniões e versões publicamente. Quem fala menos, ganha mais.
  • Lembre da "Lei do Retorno", mais conhecida como "tudo o que vem tem volta". Se você fala da vida alheia, outros falarão da sua.
  • Não julgue precipitadamente as pessoas. Saiba que toda história tem duas ou mais versões.
  • Dizer uma inverdade sobre alguém é mentira e, em alguns casos, pode ser até crime. Se houver difamação (uma acusação falsa ofendendo a reputação ou o crédito de alguém), calúnia (acusar alguém de um crime que ela não cometeu) ou ainda uma injúria (quando é uma ofensa moral e causa dano à dignidade da pessoa ofendida) o fofoqueiro estará cometendo um crime contra a honra, sujeito à punição pelo Código Penal Brasileiro.


É claro, que muitas vezes não tem como evitar conviver com pessoas que escolheram o "lado negro da força".
 

 O que fazer?

  • Deletar o orkut e seu blog pessoal já ajuda. Evite deixar informações pessoais muito disponíveis para fazer da sua vida um prato cheio para gente maldosa.

  • Não tenha um amigo fofoqueiro. Como sempre disse minha mãe: "Quem fala mal dos outros para você, certamente de você fala para os outros".

  • Mantenha seu controle emocional, especialmente no trabalho. Irritações e chiliques podem levar a desdobramentos comprometedores.

  • Se disserem que estão falando mal de você, não dê ouvido. Só assim você neutraliza a fofoca. Siga em frente de cabeça erguida.
  • Mantenha um bom relacionamento com seus colegas, mas evite expor demais sua vida privada. Repita sempre: Eu não estou no programa "Fala que eu te escuto".

  • Quando alguém lhe contar o que disseram a respeito de fulano, não faça comentários. Eles sempre são passadospara frente. Aliás, mude de assunto e fale sobre novela, um tema bem alto nível para a estirpe dos fofoqueiros.
  • Não se preocupe em desmentir a fofoca. Quanto mais falar do assunto, mais o alimentará.

  • Não mande recado. Converse diretamente com a pessoa que espalhou os boatos a seu respeito. Tenha uma conversa elegante e tente esclarecer o caso. Esse choque da verdade costuma assustar os mentirosos.


Amigos queridos, esse é meu recado para quem passa por essa situação.Sei que não é simples ignorar porque ninguém tem sangue de barata, mas pense que tem coisas que não merecem a atenção da nossa sabedoria e beleza.
Quem cochicha o rabo espicha!
 Quem se importa o rabo entorta!  Quem reclama o rabo inflama!
Lembrei dessa quadrinha da minha época de criança.


tchauzinho
 e beijinhos




2 comentários:

  1. Boa matéria

    continue enviando seus links para o http://nexusid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com as suas dicas. O que percebo nessa gente que costuma falar "mal" dos outros, o famoso "cochichar" como se referiu aqui, são pessoas de mal com a vida, pra mim são mal amados, sentem-se mal com a felicidade alheia, com a presença de pessoas bem resolvidas e que se destacam na sua frente, daí a única forma de sentir melhor é denegrindo a outra pessoa, usando artifícios baixos, criticando a roupa, o jeito, o estilo daquele sente despeito. os que se destacam. Enquanto elas, coitadas, vivem na escuridão...

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.