quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como Rapunzel de "Enrolados"me deixou feliz.


Eu tenho paixão por desenhos animados. Os personagens são divertidos, românticos e  têm finais felizes (não pra todos hehe). Mas um detalhe que sempre me incomodou foi que as princesas são loiras e ruivas! Por que pra ser feliz para sempre a princesa deve ser loira ou ruiva??? Isso dá um nó na cabeça de uma menina que não se encaixa nesse padrão. As personagens com cabelos castanhos são de classe popular, e só casando se tornam princesas. Com cabelos pretos piorou. Geralmente são malvadas!É muita sacanagem!!!Por isso resolvi fazer uma seleção de princesas de todos os desenhos .

Aurora/Rosa
Loira e nasceu princesa.E de quebra tinha três fadas madrinhas boazinhas e outra que era uma megera invejosa.
 Cinderela
Alegre, bonita e radiante,  Cinderela é a mais famosa e querida princesa de todos os tempos. Ao contrário das outras princesas da Disney, Cinderela não nasceu com sangue real. Filha de um comerciante muito rico.Tem uma fada madrinha e é loira.
 Jasmine
Jasmine, de "Aladim", é filha de um sultão(governante) e tem cabelos pretos.Mas é personagem secundária.Não é princesa. 
Anastácia
Anastácia era ruiva..Não sei se na vida real era ruiva, pois as fotos são preto e branco.Ela era duquesa.
Odete
 Princesa que foi prometida em casamento para o principe Derek.Se odeiam quando crianças, mas se apaixonam .Os planos de uma vida a dois do príncipe Derek e da princesa Odette são interrompidos quando ela é raptada e transformada num cisne pelo malvado feiticeiro Rothbart.É loira.

Ariel
Ariel - a jovem sereia ruiva, filha mais nova do rei Tritão.Menina bem curiosa.Filha de rei é o que?
 Branca de neve
De todas as princesas da Disney, Branca de Neve talvez seja a menos bonita. Walt Disney preferia que ela parecesse uma vizinha bonitinha, inocente e bem jovem - algo entre 12 e 14 anos -, com um traço de gordura de adolescente.
  Mulan
É uma mulher chinesa baseada em um mito chinês antigo que tem quase 2.000 anos. História de uma jovem donzela chinesa que queria honrar sua família, mas parecia destinada a falhar. Mas também não é princesa.
 Pocahontas
Pocahontas é uma figura histórica desassociada da realeza européia e considerada uma princesa Disney "de honra" por sua reputação de heroína e exemplo de personagem.Não é princesa.

Tiana
 Tiana é uma jovem afro-americana que vive em um encantador bairro francês na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz. Do coração dos místicos pântanos da Louisiana e às margens do poderoso rio Mississippi chega uma história de amor inesquecível, com a participação de um crocodilo cantor, com toques de vudu e os encantos da cultura Cajun.Não é princesa!!!!(vou gritar)

 Fiona
Fiona é a princesa dos sonhos de muitos homens. Enquanto faz de tudo para seguir os contos de fada, seus modos não são comuns para uma donzela. Ela é esperta, inteligente e boa lutadora, mas em seu interior ela esconde um segredo que somente poderá ser revelado ao seu verdadeiro amor.É ruiva.
 
 Bela
Bela não nasceu com sangue real - casa-se com a realeza. Ela é esperta (está sempre lendo um livro), tem opinião (tem uma língua bem afiada) e faz seus próprios jugamentos (não tem paciência com a vaidade superficial de Gastão e enxerga além da aparência amedrontadora da Fera). Seus cabelos e olhos castanhos fazem dela uma das princesas mais identificáveis fisicamente e sua teimosia intencional faz dela uma das princesas mais reais.Minha personagem preferida, pois me identifico com ela.Adoraria ganhar uma biblioteca cheia de livros assim como ela. 

Mas fiquei muito feliz essa semana.Fui ao cinema assistir "enrolados", que conta a história da princesa Rapunzel.Pra não sair do costume, a princesa é loira!
  Gostei muito dela.Toda animação é maravilhosa. A personagem tem atitudes e emoções bem reais.Sente culpa por fazer algo contra a vontade da mãe. Quando pega aquela frigideira ninguém segura! Ri muito. 
Mas o final foi estupendo.
Para ser libertada e  feliz, seu amado cortou suas longas madeixas.E ...voilà... Rapunzel ficou com os cabelos castanhos!!!
Transbordei de alegria. Rapunzel na realidade não era loira! O poder da flor que deixava os  cabelos dourados. Até que enfim uma princesa com cabelos castanhos.
Linda!!!!!


O brilho da cabelo da falsa mãe era demais!!
Olhe só semelhança dessas duas moças:
hehe



Querido tenho cabelos castanhos!!!Agora sou completamente  feliz !
 
É linda essa música.

Enrolados- Vejo enfim a luz brilhar



Tantos dias olhando das janelas
Tantos anos presa sem saber
Tanto tempo nunca percebendo
Como tentei não ver?
Mas aqui, a luz das estrelas
Bem aqui, vejo o meu lugar
Sim, aqui consigo sentir
Estou onde devo estar
Vejo enfim a luz brilhar
Ja passou o nevoeiro
Vejo enfim a luz brilhar
Para o alto me conduz
E ela pode transformar
de uma vez o mundo inteiro
Tudo é novo pois agora eu vejo
É você a luz


Tantos dias, sonhando acordado
Tantos anos, vivendo a vida em vão
Tanto tempo nunca enxergando
as coisas do jeito que são
Ela, aqui,à luz das estrelas
Com ela aqui, vejo quem eu sou
Ela que me faz sentir que eu sei pra onde vou

Vejo enfim a luz brilhar


Ja passou o nevoeiro

Vejo enfim a luz brilhar
Para o alto me conduz
E ela pode transformar
de uma vez o mundo inteiro
Tudo é novo pois agora eu vejo
É você a luz
É você a luz




 Fontes utilizadas:
Vicki Arkoff.  "HowStuffWorks - Como funciona a Disney Princess".  Publicado em 10 de outubro de 2006  (atualizado em 09 de maio de 2008) http://criancas.hsw.uol.com.br/filme-princesa-disney5.htm  (02 de fevereiro de 2011)

OBS: Meninas nada contra as loiras e ruivas, tá?Vocês são lindas. É que todas merecemos ser princesas.

Tchauzinho

13 comentários:

  1. Achei muito fofo, gostaria de saber se vc tem figuras da Nossa Princesa de cabelos castanhos curtos (Rapunzel)quem disse que princesa tem que ter sempre aquele cabelão? ela ficou super fashion de curto. Porém se jogar no google figuras nao encontra nenhuma figura de cabelo curto.
    bjos se puder me envie
    psicoluzescampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. aff como você é idiota, não sabe nem medir as palavra, a Branca de neve a menos bonita? estão o espelho ta enganado, gostaria saber porque o marketing da Disney sempre faz branca de neve meio cheiinha e baixinha, no filme ela tem uma estatura mediana e o mesmo corpo de Cinderela, Cinderela tb não era princesa virou depois. Pokahontas era uma princesa sim, afinal quem era os donos daquelas terras, se esse for o caso, Jasmine também não era, ela é filha de um sultão e não de um Rei, Anastacia de um Czar,que nos remete sempre a Rei...

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual é o prazer que as pessoas sentem em ficar ofendendo outras gratuitamente.Primeiro pra escrever utilizei fontes, não costumo escrever qualquer coisa sem pesquisar e pelo que li no seu comentário parece que nem leu o post. As informações e fontes estão todas ali.Em relação a Branca de Neve, reclame com a Disney não fui eu que a criei.E procure um analista pra aprender a canalizar sua agressão em outra coisas.Obrigada pela colaboração mesmo assim.Tchauzinho.

    ResponderExcluir
  4. Também acho que é chato ter princesas apenas louras ou ruivas. Mas e dai? Eu considero todas princesas, pois não importa quem seja o pai delas, elas são princesas. E a que achei mais interessante foi A princesa e o sapo, pois a menina é negra,algo que nunca aparece na histórias de princesa :)Um beeeijo, byee

    ResponderExcluir
  5. Adorei !! Todas elas são princesas da Disney, mas não nos filmes. Só se tornam princesas depois. Nem todas são filhas de um rei. A que eu achei mais interessante foi a princesa Tiana. Ela é negra, isso não vemos muito nos filmes da Disney. Pra ser bonita não tem que ser branca. Amei tudo. Que bom que pesquisou, sempre faço isso também antes de postar algo no blog. Tchau

    ResponderExcluir
  6. QUE MERDA EXTREMA É ESSA? CONCORDO COM ESSE GAROTO AI EM CIMA, VC NÃO TEM PESQUISAS NENHUMAS!
    olha aqui, primeiramente, Anastacia não é disney.
    Pocahontas é sim, veja no filme e depois escreva algo.
    A branca de neve pode nao ser bonita para você, mas ela é um ideal de beleza de antigamente, com pele clarinha e cabelos negros, procue em qualquer lugar, ou livros.
    Jasmine é princesa.
    Na verdade todas são princesas, mesmo faltando algumas. Procure fontes melhores.
    Se você vier falando que eu preciso saber me controlar morra.
    todas são extremamente idealizadas baseadas em contos de antigamente, por isso peles brancas e cabelos assim, nem tem motivo para vc querer gritar de raiva, sério.
    Patética você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo
      Educação é algo de EXTREMA importância em qualquer ocasião, coisa que percebo vc não tem!!Se quer ofender alguém se olhe no espelho e manda ver! Canalize sua raiva para a pessoa certa, ou seja,vc mesmo!!Aprenda a ler e compreender o que está lendo,vc tbm não possui esse conhecimento.Tchau

      Excluir
  7. Eu ainda nao assisti a Rapunzel nem a Tiana, mas confesso que to morrendo de curiosidade de ver Rapunzel porque fiquei muito interessada nesse misterio todo envolto no cabelo dela *.* Nao me interessei antes pq sinceramente, achei a bonequinha da Rapunzel muito feia :( Acho ela a princesa Disney mais feinha, mais que a Branca de Neve até (nunca achei ela mt bonita e ela nao tem seios, LOL >.< mas sempre gostei lá do fato de ela ter cabelos negros e olhos castanhos né). A Bella é a princesa mais bonita na mh opinião, mais perto da realidade, sei lá.
    Hauhauhsa, sempre achei que Pocahontas fosse princesa india, entao preciso rever o filme.
    Ah e pq que nenhuma vilã desses filmes é loira hein? (Nao lembro de nenhuma, se lembrar avisa XD), sempre são as de cabelo preto.
    Enfim, parabens pela materia, bem divertida.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante, gosto dessas análises, mas tenho quatro coisinhas que não resisti em ressaltar:
    - Czar significa rei ou imperador em russo. Então Anástacia é sim uma princesa de nascimento. O que acontece é que muitas princesas (e príncipes) são tb duquesas. Pq? Simples, só um pode herdar o trono então os outros herdam terras. Anástacia era a caçula e ainda por cima mulher, com um irmão homem, Alexei, que mesmo sendo mais novo, era o príncipe-herdeiro.
    - Jasmine é sim uma princesa, tanto no filme, como historicamente, pois só no século VII o título sultão(termo com muitos significados históricos) foi atribuido aos governantes muçulmanos e esses, mesmo que na prática não dependessem de nenhum outro governante superior, não chegavam a considerar-se califas (“rei”). Mas se o pai dela não é califa ela ainda não é princesa, vc pode dizer. Sim, isso seria verdade, no entanto, a história do filme é anterior ao século VII, e nesta época, o governante supremo de cada região era o sultão e suas filhas, princesas. (Curiosidade: o primeiro califa foi nomeado em 632 d.C. e nos séculos seguintes os califas sumiram, só retornando no século XII)
    - Pocahontas pode não ser princesa a moda ocidental, mas é a moda indígena. É só lembrar que os indios não tinham reinos, cada tribo tinha leis e costumes próprios e o chefe era um tipo de "rei" para eles. Na época do filme, para as tribos americanas, Pocahontas era sim, uma princesa, só não era para os europeus.
    - Branca de Neve é princesa por nascimento e por casamento. Tb não a acho bonita, mas acho q temos que dar um desconto, já que suas feições foram inspiradas em Hedy Lamarr, considerada na época a mulher mais bela do mundo (1937).
    Em resumo, as princesas Disney de nascimento são: Branca de Neve (morena), Aurora (loira), Ariel (ruiva), Jasmine (morena), Pocahontas (morena) e Rapunzel (loira / morena). Sendo que as princesas por casamento são: Cinderela (loira), Bela (morena) e Tiana (morena). E claro, ainda temos as princesas não oficiais: Kida (princesa por nascimento / cabelos brancos se encaixam em que categoria?) e Gisele (que não se tornou princesa quando não casou com o príncipe / ruiva).
    Das princesas não Disney temos ainda a Anástacia (por nascimento / ruiva?), Fiona (por nascimento / ruiva) e Odete (por nascimento / loira). Sei que tem outras, mas não vi as animações.

    ResponderExcluir
  9. A Tanta se torna princesa após o casamento

    ResponderExcluir
  10. Anastasia não é um desenho da Disney, é da Fox, para ser bem sincero não gosto muito desse desenho, por razões particulares. Mas tenho grande interesse pela história da verdadeira ANastasia e família Romanov como um todo.
    A verdadeira Anastasia era ruiva, sim. Mas não como do desenho. Os registros de época a descrevem como "strawberry blond" (termo usado para uma mistura entre loiro e ruivo. No caso dela, um loiro escuro, arruivado.

    ResponderExcluir
  11. E eu discordo completamente de sua posição. Há várias princesas morenas.

    Branca de Neve é considerada linda para os padrões da época em que foi feita (lembre-se que o filme é de 1937) e é princesa de berço. Assim como Jasmine. Aliás, mais princesa que Jasmine, impossível. Tiana é princesa por casamento. Bela é princesa por casamento. Cadê o preconceito contra morenas? Rs.

    ResponderExcluir
  12. A versão original da história de Rapunzel, escrita pelos irmãos Grimm, dizia que o cabelo dela 'brilhava como ouro', por isso ela foi desenhada como loura. A história original não diz que o cabelo dela mudou de cor ao ser cortado.

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.