domingo, 24 de outubro de 2010

Violência nas escolas

Um dos assuntos comentados nessa semana que passou, foi o episódio do menino que comeu o bombom envenenado em Campo Largo.
 O programa da Band passou uma matéria sobre o caso, mas como sempre o Datena fez aqueles comentários como se a culpa fosse da escola "O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS ESCOLAS????".
A escola é só reflexo da  comunidade em que está localizada.Se as pessoas que residem nesse local são violentas  ,utilizam ou vendem algum tipo droga  ,a escola vai ter graves problemas de violência entre os alunos,dificuldades imensas de aprendizagem,índice de repetência e falta de assiduidade.Então ,se o mundo tá um caos,com pessoas não se respeitam mais,tanto valores morais quanto educação são sinônimos de caretice ,o dinheiro  é passaporte de entrada qualquer lugar, o que pode se esperar que as crianças façam dentro da escola?Sejam anjos???Pratiquem o amor e o respeito mútuo?A escola que provoca essas situações?
Nossas escolas abrigam crianças semelhantes às pessoas com quem vivem. A escola deve recuperar a sua função como instituição de educação ,e não aceitar mais essa carga que a sociedade impõe ,que devemos prover todas as necessidades das crianças. A família deve exercer seu papel.

Cabe a escola segundo citações de Sacristán & Goméz (2000) :
A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim,  tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:
•    "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" (p. 14)  - indivíduos produtivos;
•    "que se incorporem à vida adulta e pública..." (p.15) - cidadãos.
1. Função reprodutora (socialização do indivíduo): "garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade". (p. 14)
2. Função educativa 1 (que eu chamaria de compreensiva): "utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução"(p.22);
3. Função compensatória: "atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social"(p. 24);
4. Função educativa 2 (que eu chamaria de transformadora): "provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam direta e acriticamente  nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola"(p.25).

Sacristán, J. Gimeno & Goméz, A. I. Peréz . As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência.Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED, 2000.


Tchauzinho

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