quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aula sobre medida de tempo para 1º ano

Durante o ano ,eu já havia dado umas pinceladas sobre o assunto juntamente com o contéudo de ciências ,mas agora realizei uma aula sobre o relógio mesmo .
 Aulas 06 e 07/10


Matemática/geografia

Trabalhando com a passagem de tempo e horário de sua rotina

Iniciar a aula apresentando a música de Bia Bedran - Coletânea De Músicas Infantis -O Relógio Da Vovó com o tema horas. No lugar de colocar a música no rádio, realizar uma atividade de canto iniciando com dicas de respiração correta, entonação de voz, pois muitos falam alto ou baixo demais, ritmo utilizando instrumentos da bandinha rítmica. Entregar a letra da música e realizar leitura apontada oral e coletiva. Realizar a leitura oral individual com alguns alunos mais adiantados.

O RELÓGIO DA VOVÓ
TIC TAC 
LÁ NA SALA VIVE SÓ
TIC TAC 
 E TRABALHA TANTO ASSIM
TIC TAC 
 TÃO CANSADO QUE DÁ DÓ
TIC TAC 

CONFECCIONANDO UM RELÓGIO       
Entregar uma folha com molde de um relógio para atividade de encontrar a hora solicitada. Realizar a pintura do relógio, recorte e colocação dos ponteiros.Ditar alguns horário e solicitar que os alunos marquem em seus relógios.Orientar individualmente, os alunos que apresentarem maiores dificuldades.
Logo após, a explicações dos ponteiros, maior minutos e menor horas, e preenchimento da atividade para fixação das funções dos ponteiros, entregar a folha com atividades de descobrir as horas marcadas. Enviar para casa a atividade tem hora para tudo. Os alunos deverão marcar os horários da sua rotina.  


Vou terminar essa aula hoje ,pois levou muito tempo para organizar as crianças, escolha e entrega dos instrumentos musicais .Foi bem tumultuado para ensinar como tocar.As crianças com chocalho só tocaram na parte do TIC TAC.Cantamos várias vezes até ficar satisfatória.Eu filmei pra mostrar para a turma.Nessa idade, eles adoram se ver.
Deu tempo da confecção do relógio , explicações dos ponteiros e ditar algumas horas.Mas ditei somente horas exatas,pois meus alunos ainda não tem maturidade pra compreensão dos ponteiros dos minutos.
Muitos conseguiram fazer a leitura da letra da música com perfeição.Fiquei bem contente.

Um comentário:

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.